Em um cenário de calamidade pública, a agilidade na resposta é fundamental. Plataformas low-code são ferramentas valiosas para a criação de sistemas essenciais para o enfrentamento da crise, pois proporcionam a flexibilidade e agilidade que o momento demanda.
A Latromi é uma empresa de Canoas, uma das cidades mais atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul. Mesmo nossa empresa e colaboradores não sendo diretamente atingidos, estamos enfrentando os impactos, ajudando os necessitados enquanto continuamos com nossas atividades.
No dia 09 de maio fomos convidados a participar do comitê de logística do gabinete de crise do governo do estado. Formado por especialistas da iniciativa pública e privada, este comitê assumiu o desafio de estruturar um processo logístico capaz de atender de forma eficiente as demandas dos diversos municípios atingidos, além de receber e processar uma enorme quantidade de doações, que chegam de todas as partes do país e do mundo.
Desde o primeiro dia de trabalho, foram definidos quais seriam os pilares desta operação: Oferta (gestão de doações), Demanda (atendimento dos municípios) e Planejamento (planejamento logístico).
O primeiro módulo desenvolvido foi a Gestão de Doações.
Um sistema de gestão de doações permite que se atenda às necessidades da população de forma eficaz e transparente. Em se tratando de cargas acima de 1 tonelada, o sistema é crucial para que o Estado dê conta das demandas por diferentes motivos, tais como:
- Permite o cadastro e acompanhamento de todas as doações recebidas, desde a origem até o destino final.
- Otimiza a logística de recebimento, armazenamento e distribuição dos donativos, garantindo que cheguem às pessoas que mais precisam.
- Evita desperdícios e duplicidade de esforços, direcionando os recursos para onde são mais necessários.
- Acelera o processo de triagem e distribuição das doações, permitindo que as vítimas recebam a ajuda necessária o mais rápido possível.
- Facilita a identificação das necessidades mais urgentes das vítimas, permitindo que os recursos sejam direcionados de forma eficaz.
- Facilita a comunicação com doadores e voluntários, permitindo que o Estado mantenha todos informados sobre as necessidades da população e sobre como podem contribuir.
- Promove o engajamento da comunidade na resposta à calamidade pública, incentivando a doação de recursos e a participação em ações de ajuda humanitária.
Com a plataforma low-code Latromi, nós desenvolvemos um sistema de gestão de doações em apenas quatro dias, permitindo ao Gabinete de Crise monitorar as doações em tempo real e planejar melhor o atendimento às demandas.
A colaboração entre Defesa Civil, Governo Estadual, Brigada Militar, Exercito, Policia Civil e iniciativa privada (SETCERGS, Dinon Transportes, Valora Advisors, Goldratt Consulting South America, Master Logística da Saúde, Apisul e Latromi) trouxe mais eficiência e tecnologia para uma das maiores operações logísticas do país.
Nossa contribuição foi desenvolver o sistema para conectar todas as partes envolvidas, garantindo entregas rápidas e personalizadas para garantir que a ajuda humanitária chegue às vítimas de enchentes de forma organizada, eficiente, transparente e eficaz. Apesar da tristeza compartilhada, essa experiência tem sido enriquecedora. Continuaremos trabalhando incansavelmente para ajudar o estado a se recuperar. Estamos unidos na reconstrução do Rio Grande do Sul após essa grande tragédia. Juntos somos mais fortes!